Comer emocional

O QUE É?

Comer emocional

Se você sente que come por Ansiedade ou outra emoção como a tristeza, o tédio ou a frustração, você provavelmente apresenta o que chamamos de Comer Emocional.

No “comer emocional”,  recorre-se à comida para aliviar algum sentimento ou sensação, como por exemplo para aliviar o estresse, a ansiedade ou para aplacar emoções como tristeza ou raiva.

Muitas vezes, continuamos comendo quando já estamos satisfeitos, mas sentimos a necessidade de preencher um vazio muito forte que nos incomoda, fazendo com que a comida se torne o principal mecanismo de enfrentamento emocional.

Quando usamos a comida como válvula de escape (Comer Emocional) percebemos que a comida alivia a sensação ruim que estamos sentindo, mas apenas por alguns momentos. Depois de algum tempo, o sentimento (raiva, tristeza, vazio, etc) torna a voltar, mostrando que comer não é uma boa estratégia para lidar com emoções difíceis. Mas mesmo sabendo que comer não resolve a emoção, muitas pessoas não conseguem deixar de recorrer à comida para se sentirem melhor. Neste caso, devemos buscar ajuda.

Na terapia, nós aprendemos a identificar essas emoções e situações complicadas e traçamos juntos estratégias melhores para lidar com elas.

Se você come por ansiedade, por exemplo, na terapia nós focamos na fonte da sua ansiedade (ou seja, em quais aspectos da sua vida que estão lhe deixando ansioso) e  elaboramos estratégias para lidar com ela, sem que você precise usar a comida como enfrentamento emocional.

Com o tempo, você vai aprendendo a lidar com as situações e sentimentos de outra maneira, e a comida deixa de ocupar esse lugar na sua vida.

faça o cadastro e baixe gratuitamente o livro FOME EMOCIONAL
CONTATO

Mande uma mensagem

Se você ficou com alguma dúvida, se deseja iniciar um processo de psicoterapia, ou se quer só bater um papo, me escreva! Vou adorar te responder.