Como você se comunica?

por em Melhorar a autoestima 10 de junho de 2019

Um assunto muito estudado pela Psicologia é a comunicação humana. Estes estudos têm trazido muitos benefícios no sentido de melhorar a qualidade do vínculo entre as pessoas.

Hoje vamos falar sobre as três principais maneiras de nos comunicarmos com outras pessoas. São elas: a comunicação assertiva, a comunicação não-assertiva e a comunicação agressiva.

A Comunicação não-assertiva

A comunicação não-assertiva é aquela em que a pessoa não consegue comunicar o que pensa e nem o que sente. Por timidez,  autoestima baixa, ou por achar que a sua opinião não é importante, acaba deixando de colocar o seu ponto de vista, não pede algo quando quer e não reclama quando não está gostando de alguma coisa . Na linguagem popular, a comunicação não assertiva é conhecida como “engolir sapo” pois a pessoa guarda para si as suas ideias em momentos que gostaria de expressá-las. A dificuldade de expressar a sua opinião e de se colocar de maneira objetiva pode trazer más consequências para as pessoas que assim se comunicam. Elas deixam de estabelecer os seus limites aos outros e por isso muitas vezes não acabam sendo tratadas da maneira que gostariam. Além disso, guardam emoções dentro de si, e ao não expressá-las, costumam ficar “remoendo” angústias, ou como chamamos na Psicologia, apresentando pensamentos ruminativos. Além disso, ao não reinvincarem o que querem, acabam se distanciando de seus objetivos, sejam eles quais forem.

A comunicação agressiva

A comunicação agressiva, por outro lado, é aquela em que a pessoa fala tudo o que pensa e sente, porém, de forma agressiva, ou seja, sem respeitar os direitos e sentimentos das outras pessoas. Exemplos de comunicação agressiva são aquela spessoa que usam muita ironia, que humilham os outros, que falam gritando ou  não esperam a vez do outro para falar.  A comunicação agressiva normalmente é uma forma muito pouco eficiente de transmitir os pensamentos e sentimentos, pois como a outra pessoa normalmente fica ressentida, chateada e com raiva, ela provavelmente responderá de forma agressiva .

A comunicação assertiva

Por fim, a comunicação assertiva é aquela em que a pessoa consegue expor os seus sentimentos e pensamentos de maneira objetiva, mas sem ferir ou desrespeitar o outro. Uma pessoa assertiva fala sobre os seus sentimentos de maneira clara e consegue dizer o que não gosta sobre o comportamento do outro, mas sempre se preocupando em respeitá-lo.

A comunicação assertiva é normalmente a forma mais eficaz de se comunicar, pois estabelece o respeito mutuo entre os dois lados, que buscam  se entender ao invés de se agredir.

O uso da comunicação assertiva não garante que o comunicador conseguirá sempre o que quer. O outro pode não concordar com o que foi dito, mas o processo da comunicação normalmente beneficiará ambas as partes.

>> Acompanhe também novidades no nosso Facebook e Instagram

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *